quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Paranóia

Notícia do Público:

Arábia Saudita deteve grifo israelita por espionagem
06.01.2011 - 12:48 Por Helena Geraldes
(...)
O grifo (Gyps fulvus) foi encontrado há uns dias em território saudita (...) O animal tinha uma anilha e um transmissor GPS com o nome da Universidade de Telavive, o que motivou rumores de que fazia parte de uma estratégia sionista.(...)
As autoridades israelitas dizem-se surpreendidas e rejeitam essas acusações, manifestando preocupação com o destino do animal. “O dispositivo não faz mais do que receber e armazenar dados básicos sobre as trajectórias do animal, sobre a altitude e velocidade que alcança”, explicou um ornitólogo da Autoridade israelita dos Parques e Natureza (...)


Parece elementar que um grifo espião não trouxesse um transmissor identificado. Mas o medo altera a percepção das coisas, se calhar o ódio também, e duvido que no Médio Oriente se distinga sequer o medo do ódio.

Coitado do passarinho.

3 comentários:

Joao Quaresma disse...

Para já não falar de que Israel dispõe de satélites de observação indubitavelmente mais fiáveis do que um hipotético grifo-espião (a juntar aos muitos espiões humanos que terá em território saudita).

É claro que esta notícia cai bem junto da "rua árabe", depois da revelação pela Wikileaks das opiniões sauditas relativas ao «doido» na outra margem do Golfo Pérsico.

Goldfish disse...

Pelo que sei do Médio Oriente pouco é impossível, e vindo daquelas partes do mundo acredito em tudo, até num grifo-espião com transmissor camuflado de pesquisa científica. A vida por lá está para lá da nossa compreensão.

Paulo disse...

Coitado do passarinho.