segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Re-rite em Lisboa

Muito bom o site do MUDE e muito atraente a sua nova casa na Rua Augusta em Lisboa. A instalação re-rite é um apetite para quem gosta de música e de multimédia. Não tem tanto de inter-activo como dizem mas sim de imersão, naipe a naipe, no som e na imagem de uma orquestra, no caso a Philarmonia de Londres, conduzida por Esa-Pekka Salonen.

Espraia-se por várias salas, com a partitura sempre disponível, e a certa altura o espectador vê-se sentado ao lado dos músicos - sentindo-se um bocadinho estúpido por não ter também uma trompa nas mãos. Os únicos instrumentos disponíveis para utilização são as percussões, mas também se pode brincar aos regentes de orquestra ou aos engenheiros de som, e ao longo de todo o percurso há funcionários muito simpáticos e solícitos.

A instalação só ali fica até 23 de Janeiro. De passagem vejam-se no andar de baixo uns trapinhos criados por José António Tenente.

Aqui fica então um fragmento da Sagração da Primavera pela Philarmonia Orchestra com o maestro Salonen.

2 comentários:

io disse...

A exposição do Ten, está no andar de baixo? Oh desgraça. Estava no 3º piso e era uma coisa absolutamente imperdível. Ver se este fim-de-semana passo no Mude com o meu rapaz, para ver esta outra interactiva.

Gi disse...

Está no 2º piso, Io, no 3º está esta re-rite.