segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O máximo

Notícia do Diário de Notícias:

Gasolina e gasóleo ao preço mais alto desde Julho de 2008
Ontem
combustíveis Ano novo, preços mais caros. Que o digam os condutores que ontem precisaram de abastecer os automóveis e se aperceberam de que a gasolina já ultrapassou a barreira dos 1,5 euros por litro e se aproxima, perigosamente, do máximo histórico que os portugueses tiveram de pagar na semana de 11 de Julho de 2008: 1,525 euros por litro de gasolina 95. Ontem, nos postos BP, o preço era já de 1,514 euros, mais 16,5% do que o preço médio em Janeiro de 2010.
(...)

Hoje na Galp da via do Infante a gasolina 95 custava 1,522 euros por litro, uma diferença insignificante em relação ao tal máximo histórico. A grande diferença é que em Julho de 2008 o barril de petróleo custava 141 dólares, e agora está nos 95 dólares, ou seja, 33% abaixo.

Alô? Está alguém aí?

3 comentários:

FanaticoUm disse...

Como escrevi no blogue do Paulo, aqui estou eu, a comentar pela primeira vez, apesar de vir cá ocasionalmente.
Gosto muito deste seu blog, pela seriedade com que aborda os temas.
A propósito deste da gazolina, talvez tenha também recebido um mail (daqueles que se mandam para muitas pessoas) a sugerir uma acção que poderia baixar o preço da gasolina:
Que todos nós, que necessitamos dela, deveriamos passar a não usar os postos da Galp e da BP (as duas maiores do país) mas sim os outros. Seguramente que estes dois baixariam o preço e os outros, por arrasto, também.
Uma ideia interessante.
Cumprimentos de um blogger que habitualmente só escreve sobre lírica

FanaticoUm disse...

Hoje estou com alguma tendência para a asneira nos ZZ! Poderia invocar a proximidade das teclas no computador mas não o farei. Sei que é gasolina e não gazolina, como erradamente escrevi na primeira vez. As minhas desculpas!

Gi disse...

Olá FanaticoUm, bem-vindo! Eu também visito o seu blogue de vez em quando mas fico ciumentíssima dos espectáculos que os Fanáticos conseguem ver :-)

Sim, recebi esse mail, aliás as pessoas repassam-no quando se sentem mais frustradas. Creio que a origem é francesa. Em Portugal, no entanto, há uma concertação de preços e não me parece que optar pela Repsol ou pela Cempsa tenha grande vantagem.
Se eu vivesse mais perto da fronteira iria com certeza abastecer a Espanha.

Quanto aos zz pelos ss, o meu teclado também me prega dessas partidas...