quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A revolução cultural ataca de novo

Notícia do Público (via O País do Burro):

Ministério cancelou prémios de 500 euros a dias de entregá-los aos melhores alunos do país
28.09.2011 - 09:54 Por Graça Barbosa Ribeiro
O prémio de mérito no valor de 500 euros, que distingue os melhores alunos dos vários cursos do ensino secundário de cada uma das escolas do país, foi suspenso pelo actual Governo.
(...) "O valor pecuniário será afecto a projectos existentes na escola destinados a apoiar alunos ou famílias carenciadas, cabendo ao conselho pedagógico elencar as diversas necessidades". Ao aluno que deveria receber o dinheiro caberá seleccionar "aquela que deverá ser beneficiada", aponta o MEC, destacando que a alteração visa incentivar "a solidariedade".
(...)


É o escândalo do dia na blogosfera, e com toda a razão. O prémio monetário talvez não devesse ter sido instituído - quando eu era aluna do secundário os prémios eram livros, por exemplo - mas deveria, nesse caso, acabar a partir do próximo ano. Mas prometê-lo e, a dias de o dar, retirá-lo e mandar os premiados escolher a quem o reencaminhar, é maldade ou maoísmo.

4 comentários:

FanaticoUm disse...

ou perda total de senso e do contacto com a realidade, que penso ser o que está a acontecer paulatinamente aos nossos governantes! Uma tristeza.

Moura Aveirense disse...

É a cultura de premiar o mérito que se vive no país...

Fernando Vasconcelos disse...

Eu também não concordo muito com um prémio monetário mas haveria tanta forma de dar a volta ao texto (por exemplo através de bolsas para o ensino superior). Sobretudo se "a decisão já tinha sido tomada há muito tempo" porque razão não se comunica de forma adequada, porque razão não se sabe já o que são esses vagos planos ... Tudo muito mal feito e em termos de mérito = 0 ...

mfc disse...

Como o governo não consegue ser popular... há que tomar medidas popularuchas!