sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Subir ou descer, eis a questão

Notícia do Expresso:

Défice orçamental sobe a 8,3% no 1.º semestre
Valor provisório do défice orçamental apenas nos primeiros seis meses já denota um agravamento face ao anterior destaque realizado pelo INE, que apontava para um défice de 7,7%.
11:10 Sexta feira, 30 de setembro de 2011
O défice orçamental no primeiro semestre do ano atingiu os 8,3% do Produto Interno Bruto (PIB), indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), superior aos 7,7% do primeiro trimestre do ano.
(...)

Notícia do Jornal de Negócios:

Défice público caiu no segundo trimestre do ano
30 Setembro 2011 | 11:20
Pedro Romano - promano@negocios.pt

O défice orçamental recuou no segundo trimestre relativamente aos primeiros três meses do ano. Segundo as contas do INE, as necessidades de financiamento da Administração Pública passaram de 9,3 para 8,8% do PIB.
(...)


Que grande confusão. A verdade é que ler o documento original do INE não ajuda nada, porque as contas são feitas trimestralmente para todo o ano anterior - ou seja, é preciso saber os valores de todos os relatórios trimestrais desde há mais de um ano para se perceber alguma coisa. E eu, confesso, não tenho paciência, que a minha vida não é isto.

2 comentários:

mfc disse...

A comparação só pode ocorrer entre períodos idênticos... isso é dos livros!!
Não há truques políticos que lhes valham!

Fernando Vasconcelos disse...

É uma questão das bases de comparação e dos períodos considerados. Os gastos e as receitas têm sazonalidades o que provoca facilmente números aparentemente contraditórios. Em resumo a situação pode ser descrita da seguinte forma: está a descer embora menos do que o previsto e necessário.