terça-feira, 13 de setembro de 2011

Uns dias em Itália

Setembro é um mês complicado para férias, porque o tempo na Europa é imprevisível enquanto na mourama se está bem, noutros continentes é época de furacões e tufões, no hemisfério sul ainda é inverno... Mas a Itália é sempre uma boa aposta. Adoro o país. Um dia quero reformar-me lá - se calhar já disse isto neste blogue.

Desta vez andei por terras de Etruscos, e comecei por Assis, cuja imponente basílica já conhecia e que foi abalada por um terramoto em 1997, estava eu por acaso também em Itália.

(Assisi, Setembro 2011)

Está muito bem restaurada, cheia de turistas e de frades, claro, mas com uns toques de paganismo.



Até porque, pelos vistos, a fé não é total.

8 comentários:

Rita Maria disse...

Muito bom :)

Ludmila Ciuffi disse...

Vou visitá-la em janeiro. Alguém me disse para me preparar para as chuvas... Por sinal, vou viajar pela Tap, mas serão poucas horas de espera no aeroporto. Pena, ainda não será desse vez que conhecerei Lisboa...

Gi disse...

Rita Maria, :-)

Ludmila, o aeroporto de Lisboa é quase dentro da cidade, por isso se tem algumas horas de espera pode valer a pena ir nem que seja ver uma ou duas coisas mais emblemáticas.
Janeiro é normalmente o mês mais frio na Europa. Felizmente os sites de meteorologia na rede costumam apresentar previsões razoáveis a dez dias.

mfc disse...

Que bom que esta ausência se fique a dever a uma óptima viagem!
beijinhos.

Teresa disse...

Tenho de ir a Assis, promessa antiga. S. Francisco é, aos meus olhos, a figura mais perfeita da História da Humanidade. E o meu santo mais querido. Além de ser o padroeiro dos animais, o que diz tudo o resto. O irmão lobo...

Gi disse...

Mfc, obrigada pelo cuidado. Bj.

Teresa, com algumas dúvidas sobre a perfeição de S. Francisco, ainda assim também é o meu santo preferido (note que não sou religiosa) e a visita vale a pena. Se for em breve, recomendo-lhe um hotel em Perugia, ali pertinho, muito agradável e por um preço que já não é fácil encontrar, o Hotel Sangallo.

Teresa disse...

Infelizmente não está para breve, Gi.

Assim que vi o post sobre Perugia o coração bateu-me mais forte, só por saber que era pertinho de Assis.
Uma vez, há uns bons anos, levei as minhas imagens de S. Francisco e de Santa Teresinha do Menino Jesus à igreja, para que as benzessem.
O padre, idoso, sorriu ao vê-las e perguntou carinhosamente "Porquê estes dois santos, minha filha?"
Eu expliquei. Ele sorriu ainda mais rasgadamente e contou-me: "Quando eu era muito novo e estava no seminário, tinha um professor que dizia que primeiro era S. Francisco e depois Jesus Cristo."

:))))

Gi disse...

Teresa, percebo :-)