quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Paz no País Basco

Notícia do Expresso:

ETA anuncia fim definitivo da luta armada (vídeo)
Num vídeo publicado nos jornais bascos Gara e Berria, a ETA anuncia o fim definitvo das atividades terroristas
18:13
Quinta feira, 20 de outubro de 2011
"A ETA decidiu a cessação definitiva da sua atividade armada", refere o comunicado da organização.
"A ETA faz um apelo aos governos de Espanha e França para abrir um processo de diálogo direto que tenha por objetivo a resolução das consequências do conflito e, assim, a superar a confrontação armada. A ETA com esta declaração histórica mostra o seu compromisso claro, firme e definitivo", refere.
(...)
"A luta de longos anos criou esta oportunidade. Não foi um caminho fácil. A crueza da luta levou muitos companheiros e parceiros para sempre. Outros estão a sofrer o cárcere ou o exílio" (...)


Esta é a melhor notícia do dia. Apetece-me dançar e abraçar todos os espanhóis - sejam eles castelhanos, bascos ou andaluzes. Parabéns, hermanos, parabéns por esta vitória. Eu abomino o terrorismo.
Noto que o comunicado da ETA lamenta os seus próprios mortos mas não os mortos do outro lado. Pergunto-me o que vai acontecer agora. Uma amnistia? Será possível passar uma esponja sobre estes quarenta e três anos e não levar ninguém à justiça? Mas não me preocupo: a Espanha fará o que for preciso para mais uma etapa na reconciliação nacional.

2 comentários:

Joao Quaresma disse...

Vejamos como é que corre. Não é a primeira vez que anunciam a renúncia à luta armada, que retomam logo que possam, ou que haja um país a apoiá-los.

mfc disse...

Era uma questão de tempo.
Quanto à questão da justiça... em Espanha tudo se tenta esquecer... até os mortos do terrorismo Franquista!