sábado, 21 de abril de 2012

Um museu musical

Entre outros museus extraordinários, Bruxelas conta com o Musée des Instruments de Musique, uma colecção com cerca de oito mil peças vindas de todo o mundo, embora principalmente da Europa, das quais estão visíveis mil e duzentas, instaladas num edifício igualmente extraordinário, de estilo Art Nouveau, com quatro pisos de exposição, uma loja e um restaurante no terraço.

Visitei-o a correr, como de costume, e pareceu-me relativamente escasso em informações, embora ofereça a possibilidade interessante de se ouvir o som de uma boa parte dos instrumentos. Estes são muitos, muito variados e alguns raros e surpreendentes. O museu tem de resto uma publicação chamada 50 instruments insolites que inclui alguns dos meus preferidos, como a harmónica de vidro, a harpa cromática ou este Geigenwerk, no qual as cordas são friccionadas por arcos giratórios accionados pelas teclas.

(Bruxelas, Abril 2012)

Fiquei igualmente a saber uma coisa que se calhar não é novidade para ninguém: o saxofone foi inventado por um belga, o senhor Adolphe Sax, que lhe deu o nome.

4 comentários:

Paulo disse...

Parece muito interessante (o edifício também). Desconhecia o Geigenwerk (e mais uma série de instrumentos) e gostava de ouver alguém tocá-lo.

Gi disse...

Paulo, espero lá voltar com mais tempo porque vários instrumentos me intrigaram e nem cheguei a ver o piso dedicado às outras culturas.

mfc disse...

Já tomei a devida nota.

Beijos,

Gi disse...

Mfc, vale a pena. Bj.