quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

O Bicho Mau

Notícia do Expresso:

Hospital de Cascais
Chefes de serviço vão apresentar pedido de demissão
A partir de amanhã, sexta-feira, os cirurgiões de Cascais estão impedidos de operar doentes com cancro. Os casos terão de ser transferidos para outras unidades. Os chefes de serviço está já a preparar a demissão em bloco.
Vera Lúcia Arreigoso
13:04 Quinta-feira, 31 de Jan de 2008

O Hospital de Cascais termina esta quinta-feira toda a actividade cirúrgica oncológica. A partir de amanhã, os doentes ali diagnosticados terão de ser transferidos para os hospitais Egas Moniz e São Francisco Xavier, em Lisboa.
(...)
Segundo estava já previsto pelo recém-demissionário ministro da Saúde, Correia de Campos, o Hospital de Cascais vai ainda perder os tratamentos de quimioterapia. Esta transferência ainda não tem uma data precisa para acontecer mas foi justificada com a necessidade de concentrar e racionalizar os recursos do Serviço Nacional de Saúde.


Isto é ridículo. Há cancros e cancros. Enquanto há situações que necessitam de tratamentos auxiliares que pode ser mais apropriado fazer no mesmo local (mas Cascais fica a dois passos de Lisboa!) ou que necessitam de técnicas mais complexas que é melhor concentrar num serviço em que o pessoal tenha mais treino, há outras que os cirurgiões de Cascais ou de outro hospital semelhante estão mais que aptos a resolver sem qualquer problema, e se calhar com muito mais conforto para os pacientes.

É a história inversa à das aposentações negadas a pessoas com cancro. Há cancros que, uma vez resolvidos, não impedem a pessoa de trabalhar, e os protestos em relação a juntas médicas que encheram os media o ano passado e obrigaram a mudar algumas regras tinham muito de aproveitamento político da ignorância geral.

Sem comentários: