sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Mais um centro comercial

Durante a viagem de comboio de Viena para Budapest conversei com um húngaro de 36 anos que parecia ser viajado e conhecedor do mundo.

Duas coisas contudo indiciaram o seu grau de subdesenvolvimento:
#1 deixou o lixo espalhado pelo compartimento;
#2 informou com orgulho que Budapest tem agora o maior centro comercial da Europa.

Pois.

Leio agora no
Observatório do Algarve:

Shopping da Guia vai ter “irmão gémeo”
01-02-2008 8:53:00
A Câmara de Albufeira deverá aprovar a instalação de um grande centro comercial praticamente em frente ao actual Algarve Shopping.
Em declarações ao Observatório do Algarve, o presidente da Câmara de Albufeira, Desidério Silva, admitiu que a autarquia deverá ter que aprovar o projecto, depois de o ter chumbado há cerca de dois meses, por alegada desconformidade com os planos daquela zona comercial.
(...)
“Se o projecto cumprir o plano previsto para a zona, a Câmara não tem outra solução senão aprová-lo”, afirma Desidério Silva (...)
O presidente da Câmara de Albufeira devolve as críticas recentemente lançadas pela oposição socialista, que chama a atenção para o perigo do mega-shopping para o comércio local, observando que a zona de implantação deixou de ser agrícola em 1998 e, segundo o plano de pormenor, está adstrita ao uso para indústria, comércio e serviços por decisão da anterior presidência “cor-de-rosa”.
(...)
Sobre o impacto negativo do projecto no comércio e restauração locais, Desidério Silva observa que os pequenos comerciantes “começaram a sofrer com a implantação da Guia no seu conjunto”, que define como “a grande machadada” no comércio local


Será que alguns autarcas portugueses começam a acordar para o disparate que são os centros comerciais?
E alguma vez acordarão para o disparate que é a construção exagerada nos seus concelhos?
E alguma vez terão oportunidade de recusar esses excessos que no fundo são os financiadores das autarquias?

Sem comentários: