quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Alma de viajante

Numa conversa este fim de semana fizeram-me notar que muita gente viaja porque os outros viajam, e não por ter alma de viajante.

Faz todo o sentido. O turismo de massas é uma indústria voraz, que serve uma série de sub-empreitadas, desde a construção civil às petrolíferas e aos governos que, sem melhores ideias para o desenvolvimento, apostam em atrair visitantes com a mesma fórmula: sol, mar, gajas boas e saladas de frutas.

(Até o
Uzbequistão tem mar! Quanto a gajas boas, suspeito que depende da fominha)

Rebanhos de turistas passam por aeroportos cuja ineficiência é disfarçada por regras anti-terrorismo, acomodam-se em lugares cada vez mais exíguos de aviões cada vez maiores e são transportados para all-inclusive resorts com quinhentos quartos, três restaurantes, duas piscinas, court de ténis, cabeleireiro e ar condicionado, dos quais não saem durante duas semanas.
Pergunte-se a alguém regressado dumas férias destas se gostou, e dissertará sobre a qualidade dos buffets (superior ou inferior aos do resort do ano anterior) e da animação à beira da piscina, e dirá certamente que o tempo estava fantástico.
Não se perceberá é se esteve na República Dominicana ou na Tailândia.

Nem interessa nada. Esta gente viaja porque os outros viajam, faz filhos porque os outros fazem, troca de carro porque os outros trocam. Por isso exigem os mesmos pequenos-almoços e os mesmos canais de televisão onde quer que estejam.

E sempre a preços de saldo.


ClubHotel Riu Guaraná, a abrir em Agosto de 2008
na pequena praia de Olhos d'Água, Albufeira.
Foto RIU

4 comentários:

Moura Aveirense disse...

É verdade que isso sucede... bem, as pessoas estão livre de escolherem o que bem entendem, mas deve ser tão pouco interessante ir, por exemplo, apenas a Varadero e dizer que se esteve em Cuba... quando não se saiu do resort.

Tive oportunidade de estar em Cuba e na India, 2 países com belíssimos resorts, mas a parte mais interessante da viagem foi mesmo sair do resort, ver o país real e contactar com a essência da terra e das gentes!

Uma boa noite, Moura Aveirense

Gi disse...

É isso mesmo, Moura. Há resorts fantásticos, claro, mas eu fiquei uma vez num all inclusive em Guadalupe e ouvi pessoas dizerem que não iam passear pela ilha porque tendo o almoço no hotel não o iam falhar.

Paulo disse...

São os tais gostos dos outros. Não se discutem?

Adiante: Fazia falta ao Algarve mais este monstrotel?

Gi disse...

Duas boas perguntas, Paulo.

A resposta à segunda é óbvia: não, e sobretudo não nos Olhos d'Água, uma praia pequenina que não aguenta os vários monstroteis (gosto da palavra) que já lá estão, incluindo outro RIU.

A primeira pergunta põe em causa um cliché, faz pensar, se calhar dá matéria para um post.