domingo, 23 de março de 2008

O trânsito no Cairo

Há lugares em que o trânsito é mítico: Nápoles, e pior que Nápoles, Palermo, onde os semáforos indicam aos motoristas que talvez possam parar ou andar, se lhes apetecer; Delhi que não existe, e onde os motoristas sobrevivem se tiverem good horns, good brakes, and good luck, e o Cairo, onde vi a maior concentração de carros a circular amolgados e sem faróis.

Os que tinham faróis tinham-nos de várias cores: não só brancos ou amarelos, como cá, mas encarnados, verdes ou azuis. Às vezes um de cada cor.

(Cairo, Março 2005)

A certa altura a carrinha em que ia meteu-se por uma rua em contra-mão; não houve protestos: só quando entrámos numa rua no sentido normal é que alguém apitou.

3 comentários:

Moura Aveirense disse...

O sítio mais surreal em termos de tráfego onde já estive foi, definitivamente, Bombaim (agora, Mumbai) na India. Massas imensas de carros e um coro enorme de apitadelas (que constitui um "código" entre os carros, pois NENHUM tem espelhos retrovisores - pudera, não resistiriam um só dia LOL). Muito interessante, principalmente para mim que estudo essa área.

Boa semana, Moura Aveirense

Gi disse...

Delhi e Mumbai são muito semelhantes... Mas como passei em Delhi à chegada e em Mumbai à partida, a primeira impressionou-me mais.

Não são só os carros: há os autocarros, os tuktuks, as motas, as bicicletas, os carrinhos de vendedores, os peões e as vacas!

E tudo aquilo gira pela esquerda.

Moura Aveirense disse...

E a não esquecer, os elefantes! LOL