quarta-feira, 22 de outubro de 2008

As Cidades e os Campos

Notícia de El País (via Hoje há Conquilhas, Amanhã não sabemos):

China lanza una gran reforma agraria
Los campesinos podrán vender, arrendar o hipotecar el derecho de uso de la tierra - El Gobierno apuesta por reactivar la economía rural e impulsar el consumo interno
JOSE REINOSO - Pekín - 10/10/2008
China se dispone a emprender una importante reforma del sistema de gestión de la tierra, que tendrá importantes consecuencias en el desarrollo del país. Pekín va a permitir a los campesinos vender, alquilar o hipotecar el derecho de uso de sus tierras, que, no obstante, seguirán siendo propiedad de las colectividades locales. (...)
"La medida acelerará el proceso de urbanización, ya que favorecerá la emigración de los habitantes del campo a las ciudades y promoverá la creación de grandes propiedades modernas en las zonas rurales" (...)


Não tem nada que ver com liberdade pessoal ou de movimentos. A ideia, parece, é que os camponeses não consomem tanto como os habitantes das cidades, por isso vá de empurrar os primeiros para elas.

Isto deixa-me estupefacta. Estes políticos não vêem nada à sua volta? Não sabem o que se tem passado no México, ou em Mumbai, ou em qualquer grande cidade onde afluam aos milhares os camponeses em busca de um sonho? Não sabem que de pobres se transformam em miseráveis, e que a sua acumulação torna as cidades insustentáveis?

Esta gente tem filhos e netos! Não percebem que a procura do lucro imediato dá cabo do futuro?

Sem comentários: