domingo, 29 de março de 2009

Praias do Algarve

Quando eu era criança a minha praia era a Rocha, que era uma praia grande mas mais pequena do que hoje, acabando logo ali com um túnel a poente para uma série de outras praias e estendendo-se para nascente até ao molhe e à Fortaleza, que a separavam do rio.

Alugávamos toldo à época, sempre o mesmo ou quase o mesmo, e os vizinhos repetiam-se igualmente. Lembro-me do comandante M. que me chamava Madama Butterfly, ignorando, coitado, de que formas isso me influenciaria mais tarde.

A praia da Rocha chamava-se assim porque no meio havia uma rocha plana, onde tinham sido escavados degraus e donde na maré cheia os miúdos mergulhavam, apesar de todos os avisos de perigo.

A praia do Vau ficava mais longe, passeava-se de carro até lá mas não a frequentávamos. Agora que a Rocha está transformada de maneira irreconhecível, o Vau ainda tem características de praia Algarvia, com túnel e tudo. Para o lado da Rocha, inevitavelmente, avista-se a selva de betão.


(Praia do Vau, Março 2009)

2 comentários:

Vera disse...

Estou a passar esta semana em Albufeira. A nossa praia era à esquerda dos Salgados. Deserta e com muito espaço. Não gosto de chapéus encavalitados, nem de toldos. Gosto do espaço do areal algarvio. Agora, as praias estão vazias. É tão bom! Hoje estive na Coelha :)

Gi disse...

Olá Vekiki, bem vinda. Não conheço a praia da Coelha. Fui à Galé ontem á tarde passear o meu cão mas estava tanto vento que nem ele achou divertido.