sábado, 2 de maio de 2009

Direitos de autor

Tenho sempre pena quando um blog de que gosto acaba. Alguns acabam porque quem os escreve está farto, não tem mais para dizer neles e os encerra formalmente; outros nunca fecham mas vão ficando silenciosos; O Mundo Perfeito contudo acabou por revolta, por dor, porque a Isabela o sentiu violado.

Tenho como adquirido que a atribuição da autoria é um ponto ético fundamental não só na blogosfera como na vida real. Para além disso, quando se usa uma obra de alguém para provar alguma coisa deveria ser evidente que o autor da obra não é responsável pelo uso que se está a fazer dela nem pelas conclusões que dela se está a tirar.

No caso da Isabela, cujos textos vão muitas vezes buscar emoções muito íntimas e assim provocam o leitor a confrontar-se com o seu lado menos luminoso, alguém retirou um post do contexto que ela tinha estado a construir para o pôr noutro sem sequer o comentar, como se ali pertencesse, permitindo uma interpretação errónea da intenção da autora.

Não sei como me sentiria se fosse comigo, mas acho que sei como a Isabela se sentiu. Espero nunca fazer/nunca ter feito nada que possa ser tido como um desvirtuar do pensamento de um/a autor/a que respeite.

2 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

Pois na Blogosfera isto é efectivamente um grande problema. Há demasiadas pessoas que não entendem que partilha não significa apropriação. Por isso é que raramente transcrevo e quando o faço coloco sempre o link para o site original para evitar qualquer tipo de apropriação indevida ... mesmo assim tenho receio que um dia alguém leia alguma coisa no meu blog de terceiros não repare que se trata de uma citação e ...

Gi disse...

É verdade, Fernando: uma vez um blogger a quem pedi que passasse a atribuir as fotos que põe no seu blog aos respectivos autores respondeu-me que as encontrava na web e por isso eram do domínio público.
Tentei explicar-lhe que não era assim mas não percebeu, e eu acabei por desistir de o visitar por me sentir incomodada.