quinta-feira, 14 de maio de 2009

Esta vida de marinheiro

Notícia do Sol:

5a-feira, 14 Maio 2009
Dois acusados
Esquema de corrupção nas cartas de marinheiro
Por Luís Rosa
Um negócio fraudulento nas licenças que habilitam a dirigir embarcações de recreio levou o DIAP de Lisboa a acusar um funcionário do Estado e um formador de uma escola de navegação. A troco de 700 euros, eram fornecidos aos candidatos a marinheiro as respostas do exame teórico
(...)


O que é interessante é que quando há três anos fiz o curso para patrão local (que é o que se segue ao de marinheiro, e antecede o de patrão de costa), o pessoal, quase todo constituído por pescadores, dizia saber que indo a uma capitania perto de Lisboa voltaria no dia seguinte com a carta na mão. E no entanto nem um único lá foi, preferindo seguir as aulas e submeter-se ao exame, o que para alguns, quase analfabetos, não foi fácil.

Nem todos os portugueses são corruptos.

2 comentários:

ematejoca disse...

Minha cara Gi, eu menciono sempre as fontes donde tiro as notícias. Se são jornais portugueses, escrevo o nome do jornal, como, por exemplo, o Público. Se clicar no nome do jornal aparece a notícia no original.
A maior parte das notícias tiro-as de jornais alemães, traduzindo-as, mas não deixando de mencionar donde as tiro. Clique sempre nas letras azuis.
A últina notícia sobre a visita do Bento VXI a Nazaré tem várias fontes, que não as mencionei por falta de tempo, tive que me deslocar de repente a Duisburg. Retirei-a, e mais logo volto a publicá-la.

EU QUERO respeitar os direitos de
autor... e se esqueci alguma fonte, por favor, informe-me. Muito obrigada, Gi!

Gi disse...

Obrigada, Teresa. Já andei à procura e encontrei as letras azuis,que se calhar me tinham falhado - não deve ser dos óculos, antes da cabeça, e se assim foi peço desculpa.
Um abraço para si.