terça-feira, 28 de agosto de 2007

As armas e os barões

Notícia do Público:

Estudo de instituto internacional
Civis têm três quartos das armas em todo o mundo
28.08.2007 - 14h44 AFP

Três quartos das armas de fogo em todo o mundo estão na posse de civis, revela um relatório do Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais (IUHEI) de Genebra, que salienta a relação entre a urbanização galopante e a violência armada.
Dos 875 milhões de armas em circulação no mundo, 650 milhões (75 por cento) estão nas mãos de civis, revelam os responsáveis pelo estudo.Com 270 milhões de armas, os Estados Unidos estão no topo da lista, seguidos da Índia (46 milhões de armas), China (40 milhões), Alemanha (25 milhões) e França (19 milhões).
Os Estados Unidos têm também a maior concentração de armas em relação à sua população, com 90 armas por cada cem pessoas. A seguir surgem o Iémen, a Finlândia e a Suíça.

Mais um daqueles estudos sobre que se começa logo a pôr questões: o que são armas de fogo? Pistolas, caçadeiras, metralhadoras? Canhões e bazookas também contam? Lança-mísseis?
Se os números para os Estados Unidos impressionam (90 armas para 100 habitantes, diz o Público, ou seja 270 milhões de armas para 302 milhões de habitantes), já na Índia 46 milhões de armas para 1,132 milhões de habitantes são "peanuts", ou mais portuguesmente dizendo, "tremoços". Idem para a China, com 40 milhões de armas para 1,318 milhões de habitantes.
O que surpreende é o Iémen, a Finlândia e a Suiça.
Do Iémen e da Finlândia não sei, mas na Suíça os "civis" fazem todos os anos um mês de serviço militar obrigatório e guardam a arma em casa.
De como a estatística engana.

Sem comentários: