sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Donos de cães perigosos

Ou donos perigosos de cães?


Donos de cães 'perigosos' sujeitos a exames psicológicos
31-08-2007 10:44:00
O novo regime jurídico de detenção de animais potencialmente perigosos, que obriga os proprietários de algumas raças de cães a fazer exames de aptidão física e psicológica e a ter registo criminal limpo, foi publicado hoje em Diário da República.
(...)
As raças ou cruzamentos "potencialmente perigosas" são sete: o cão de fila brasileiro, o dogue argentino, o pit bull terrier, o rottweiller, o staffordshire terrier americano, o staffordshire bull terrier, e o tosa inu.

Parece-me bem. Infelizmente muitas pessoas optam por estas raças por "macheza". Mas qualquer candidato a dono de cão deveria perceber que é sua obrigação socializar e controlar o seu cão de maneira a este não constituir perigo para ninguém.
Seria bom que tanto a legislação como as sociedades de protecção aos animais e os clubes de canicultura promovessem a responsabilização dos donos.
Seria bom que se fizesse perceber que cruzar um cão e uma cadela também impõe a responsabilidade pela ninhada: não só pelo destino dos cachorros mas pela sua qualidade e saúde.
Seria bom que deixássemos de olhar para os cães com olhos de mouros.

Sem comentários: