quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Wikipedia

Notícia do Sol:

Polémica
CIA poderá ter alterado artigos da Wikipedia

Uma ferramenta informática que permite identificar quem edita artigos na Wikipedia revelou que a CIA poderá estar envolvida na alteração de alguns artigos, entre os quais o do presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad.
De acordo com a BBC a ferramenta Wikipedia Scanner, desenvolvida por investigadores dos EUA, analisa os dados que surgem na secção História de cada artigo, onde é possível aceder às alterações feitas, comparando-os com uma base de dados de moradas de IP, através das quais é possível identificar a sua localização, mas não o autor.
Foi a partir daqui que chegaram aos computadores da CIA, alegadamente utilizados por funcionários desta organização na edição de artigos.
«Tecnicamente não sabemos se veio de alguém dentro da organização, contudo, sabemos que aquela alteração foi feita por alguém com acesso aquela rede», afirmam os responsáveis pela aplicação.

O blog Do Portugal Profundo faz-se eco da preocupação do Zero de Conduta, que aponta para que o artigo sobre José Sócrates tenha sido alterado pelo CEGER (Centro de Gestão da Rede Informática do Governo).
Ora toda a gente que conhece a Wikipedia sabe, ou devia saber, que os artigos ali publicados podem ser alterados por qualquer pessoa, e que por isso o grau de fiabilidade é muito duvidoso. Confesso que me é razoavelmente indiferente que seja a CIA, o CEGER, o próprio sr. Sousa ou o Zé dos anzóis a fazer as alterações, se por princípio não posso acreditar no que ali está escrito a não ser que o possa confirmar noutras fontes.
De resto, sem ser paranóica nem subscrever teorias da conspiração, estou há muito tempo segura de que lemos o que nos dão a ler, vemos o que nos dão a ver, e que o caminho para a verdade é um labirinto para o qual não temos sequer o fio de Ariadne.

Sem comentários: