quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Livros à Bulhão Pato

Acabei de ler o décimo volume da série SPQR de John Maddox Roberts, A Point of Law.
Gosto mais desta série do que da "Roma sub Rosa" de Steven Saylor.

Ambas são histórias de detectives ambientadas na Roma do final da República. Em ambas se encontram até alguns dos "casos de tribunal" mais conhecidos que realmente tiveram lugar na época. Mas na minha opinião o protagonista de Roberts, Decius Caecilius Metellus o Jovem, é mais credível do que o Gordianus de Saylor.

Decius Caecilius é um aristocrata, filho de uma das mais nobres famílias plebeias da república Romana e apesar de um tanto marginal assume os seus direitos e deveres; Gordianus não tem pedigree mas é cidadão Romano; no entanto casa-se com a sua própria liberta, adopta escravos e mendigos e permite que a filha case com um escravo. Apesar disso movimenta-se tão agilmente como Decius nos mesmos meios.

Os livros de Roberts são divertidos, enquanto os de Saylor se tomam mais a sério e descambam por vezes no sobrenatural.

O problema com Roberts, como com outros autores de romances históricos, está nos detalhes. Já me habituei aos anacronismos, a ver Fausta Sulla casada com Titus Milo quando na realidade ainda não se devia ter divorciado do primeiro marido, Memmius. Um dos melhores romances ambientados nesta época é Ides of March the Thornton Wilder, e está cheio de anacronismos. Mas como dizia o amigo de um amigo, comentando um pintor, "Vê-se que o gajo não foi lá porque não quis".

O que me aborrece nos detalhes incorrectos é que interrompem o fluxo da leitura. São como os grãos de areia nas ameijoas à Bulhão Pato. Continua-se a comer, mas irritam.

Sem comentários: