sábado, 21 de março de 2009

Correnteza

A Moura Aveirense passou-me a corrente, e tendo-a já em tempos recebido da mesma mão, vou aceitá-la de novo e tentar fazê-la seguir.

O livro que estou a ler é o Itinerarium ad loca sancta de Egéria, na versão de Alexandra Brito Mariano e Aires A. Nascimento. Estou a lê-lo para o meu curso de língua e cultura latina na U. Algarve: ao contrário dos tradutores/editores acho a Egéria, uma monja dos século IV que dos confins aqui da Ibéria empreendeu uma peregrinação à Palestina, uma fraca escritora. Mas adiante: a 5ª frase da página 161 é:

21.2. Vimos também no lugar perto do poço, por terra, a pedra enorme que o bem-aventurado Jacob retirou do poço, pedra que ainda hoje está à vista.

(Admitamos que se não estivesse à vista seria difícil que a tivessem visto...)

Passo a corrente à Isa, à Isabela, ao Van Dog (sempre quero ver o que lê um cão), ao João Quaresma e a quem mais quiser pegar-lhe :-)

3 comentários:

Paulo disse...

Fiquei curioso em relação à Egéria. Pode não ter sido uma grande escritora mas agrada-me o seu aspecto aventureiro.

Gi disse...

Concordo, Paulo: a coragem em empreender a viagem torna-a interessante. Pouco se sabe dela, e nem sequer a origem é certa, embora se julgue que viria da Galaecia. O Itinerarium parece ter sido escrito em intenção das irmãs do seu mosteiro, a quem seria lido ou enviado.

Van Dog disse...

Claro que aceito, Gi! (o que acontece é que eu sou o cão mais despistado do mundo, e muitas vezes as actividades do dia-a-dia - passear o meu dono, ocupar o sofá, guardar a casa,... - fazem-me ir adiando... Mas mais logo passo aqui para ler tudo com atenção). Uauff!