sexta-feira, 9 de abril de 2010

Viagens oficiais

Notícia d'El País:

Michelle Obama visitará México en su primer viaje oficial en solitario
La primera dama estadounidense llegará a la capital mexicana el próximo martes.- Mantendrá encuentros con mujeres y jóvenes en posiciones de liderazgo
EFE - Washington - 09/04/2010
La primera dama estadounidense, Michelle Obama , visitará México la próxima semana en su primera visita oficial en solitario durante la que tendrá, entre otros, varios actos con jóvenes del país, informó hoy la Casa Blanca. Michelle tiene previsto llegar a la Ciudad de México el martes por la noche.
El miércoles, la pirmera dama tendrá una reunión privada con su homóloga mexicana (...)

Viagem oficial? Hão-de desculpar-me, mas aqui concordo com Maria Cavaco Silva: mulher de presidente da República não tem cargo oficial. Como pode então fazer viagens oficiais?

Eu não tenho nada com isso, claro, não é na América que pago impostos, mas por cá algumas cabeças também andam numa grande confusão em roda do conceito de viagens oficiais.

5 comentários:

Paulo disse...

Acho que a Inês de Medeiros se baralhou um bocadito e o P.S. antes dela também. Então um(a) residente em, suponhamos, Tóquio, pode candidatar-se ao cargo de deputado(a) à Assembleia da República? E, se pode, é o erário público que assume as despesas das suas viagens todos os fins de semana, ou o partido que o elegeu, ou como é?

Maria Cavaco Silva: ten points.

Moura Aveirense disse...

Pois, mas Michelle Obama parece querer um papel muito mais interventivo no seu país que a Mrs. Bush ou que Maria Cavaco Silva(de quem não sou particular admiradora, BTW) em Portugal ...

Gi disse...

Paulo, este facilitismo tem de ter limites, não achas?

Moura, eu também não gosto muito da senhora Cavaco Silva, mas acho que neste ponto ela tem razão: o presidente foi eleito para exercer determinadas funções, a mulher dele não.

Alberto Velez Grilo disse...

Gi concordo consigo. A mulher (ou o marido) de um presidente não tem qualquer cargo oficial, de qualquer forma há casos em que o seu "estatuto" pode ser aproveitado. Estou a referir-me nomeadamente ao envolvimento em causas humanitárias (que parece não ser o caso desta viajem ao México da senhora Obama).

Gi disse...

É isso mesmo, Alberto.