sábado, 30 de outubro de 2010

Música e jornais

Esta semana o Expresso oferece, como início de uma série sobre grandes compositores, um CD com obras de Chopin. As informações na capa já me deixaram um bocado perplexa: sendo todas as peças para piano solo, os intérpretes anunciados são a Royal Philarmonic Orchestra com o pianista Ronan O'Hora.
Encolhi os ombros, porque toda a série está creditada à RPO, e pode por isso ser uma edição própria, embora a orquestra evidentemente não toque.

A grande surpresa vem quando ponho o CD no computador e o abro com o iTunes: é que agora o intérprete que me aparece é... Sequeira Costa, e o álbum chama-se Dela za klavir, o que, segundo o Google, é croata para Obras para piano.

Descontente com esta embrulhada, continuo a investigar. E concluo que deve tratar-se desta edição da RPO, e que o pianista será realmente O'Hora.

Ah, quem se importa, para além de mim? Tomai lá mais um pouco de Chopin, por Yuja Wang:

4 comentários:

Paulo disse...

Ele há coisas estranhas. Por que carga de água em Croata?

Gi disse...

Ja nemam pojma (= não tenho ideia, em croata).

Moura Aveirense disse...

Pois, as gravações não parecem ser grande coisa (pelo menos para nós, melómanos, habituados a gravações com intérpretes fabulosos). No entanto, faz o seu papel de atrair novas pessoas para a música clássica. Eu confesso que à 4ª faixa do CD já bocejava (Chopin tem destas coisas para mim...).

Gi disse...

Moura, eu também costumo dizer que, salvo casos excepcionais, Chopin só em pequenas doses.