quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Não há festa no Palácio

Notícia do Diário de Notícias:

Reino Unido
Rainha anula festa de Natal devido à crise
por Lusa Hoje
(...)
A rainha Isabel II anulou a recepção que costuma dar de dois em dois anos ao pessoal por ocasião do Natal, alegando que é necessário "mostrar uma certa contenção" nos actuais difíceis tempos económicos, foi hoje anunciado.
(...)
Este ano, a festa estava prevista para 13 de Dezembro e cerca de 1200 empregados domésticos, incluindo secretários, tinham sido convidados, segundo o jornal britânico The Sun.
A «Christmas Party», financiada com fundos privados da rainha, custa cerca de 50 000 libras (57 mil euros), segundo o jornal. O palácio não confirmou estes dados.(...)


Confronte-se isto com esta notícia. E com esta outra. E há muitos que ainda julgam que as monarquias são caras.

6 comentários:

Joao Quaresma disse...

Spot on. E já não tem o yate real Brittania.

Nadinha disse...

Sim, é importante chamarmos a atenção para estas coisas!

Goldfish disse...

Bem, estou impressionada. A rainha de inglaterra cancelou a festa dos criados. Que dava de 2 em 2 anos. Isto porque tem cerca de 1200 empregados domésticos e dar festas para tanta gente só se for para quem importe. E isto a juntar ao resto da mama do estado normal, aquele que governa e manda realmente e que também tem bastantes milhares de "empregados domésticos". Desperdício é desperdício, seja com um PM a mais ou com uma família real a mais.

Gi disse...

Goldfish, a rainha tem 1200 empregados de vários tipos espalhados por vários palácios e castelos. Uma festa para esse pessoal todo custa 57 mil euros, e quem paga é a Rainha com rendimentos próprios (do ducado de Lencastre).

Se reparares, a festa dos 20 anos da ANACOM custou 150 mil euros, bem mais do dobro e a da DGCI 220 mil, quase quatro vezes mais. Quem pagou? Nós, os contribuintes.

Goldfish disse...

E quem paga os vários palácios, os castelos e os 1200 empregados? Os "rendimentos próprios" de alguém que não trabalha?

Desperdício é desperdício, seja com institutos públicos de nada fazer, empregados reais ou festas da ANACOM.

Gi disse...

Ui Goldfish, isso parece comunismo puro e duro ;-)
Então uma pessoa, seja a rainha de Inglaterra ou o Zé da esquina, não pode viver dos rendimentos das suas propriedades, herdadas da sua família?
Nem tem nada a ver com a rainha trabalhar ou não, porque pelo trabalho que ela faz como Chefe de Estado recebe um salário (civil list e ajudas de custo, tudo isso sim pago pelos contribuintes.

Se quises saber mais detalhes, consulta este site. É muito interessante.