domingo, 17 de outubro de 2010

Roubalheira à inglesa

Há cerca de um mês um dos maiores operadores turísticos mundiais informou telefonicamente os hoteleiros de Portugal, Espanha e Turquia que iria reter uma percentagem dos pagamentos que se tinha obrigado contratualmente a fazer e que correspondiam a serviços já prestados.

Trocando por miúdos: no inverno passado este operador contratou com os hoteleiros pagar-lhes x por cliente que lhes trouxesse. Os clientes vieram, passaram férias, foram, e na altura de pagar o operador disse, Ah não, agora só vos pago x menos y, porque tive prejuízos quando da erupção do vulcão.

Eu pasmo com estas coisas. Tanto quanto sei, para cortar no salário que me paga o desgoverno deste país tem de ser autorizado pelo parlamento que teoricamente representa os meus interesses. E uma empresa qualquer, ainda por cima estrangeira (não, não se trata de xenofobia), pode decidir cortar nos pagamentos que me deve quando e como lhe apetece? E não acontece nada? Os hoteleiros, ou as suas associações representativas, não fazem uma escandaleira? Não põem os clientes todos na rua? Não sequestram os aviões desse operador? O desgoverno não se intromete? Não há queixas em Bruxelas?

9 comentários:

Joao Quaresma disse...

A Thomas Cook procede assim porque sabe que can get away with it em Portugal. Somos uma república das bananas onde os tribunais não funcionam. Pagar para quê? Ainda se os prejudicados fossem clientes ingleses.

Ludmila Ciuffi disse...

Escandaleira é boa; o sequestro, só se for metafórico. Os hoteleiros poderiam sequestrar sorrisos e dar a entender aos viajantes que eles fizeram má escolha quanto aos operadores. Certamente um volume menor de negócios os faria recapitular...
Perdôe-me o silêncio, Gi, é que meu otimismo atual vem de alguém que passou a infância na ditadura militar e a adolescência em regime de recessão absoluta e hiperinflação. Para nós, a crise pela qual alguns países europeus passa está muito longe daquilo que vivenciamos há muito pouco tempo em condições bem piores. Por aqui, 'comemos o pão que o diabo amassou'...
Thanks pelo link.

Gi disse...

JQ, a Thomas Cook já faz contratos leoninos, mas isto é puro roubo.

Ludmila, é possível recusar um serviço aos próximos clientes da Thomas Cook (por exemplo, refeições) enquanto a empresa não pagar o que deve (isto disse-me o Paulo)

Eu lembro-me dessa época de hiperinflação no Brasil, e entendo que para quem a viveu os nossos protestos pareçam pouco importantes. O que acontece é que nós protestamos porque temos medo que nos aconteça o mesmo, e nós não temos os recursos do Brasil para sair do atoleiro.
(Se os tivéssemos, e continuássemos com estes dirigentes, também não nos servia de nada)
Em todo o caso as pessoas de menos rendimentos já andam muito aflitas. Nós que temos trabalho não nos apercebemos, mas falaram-me há poucos dias de quem vai ao talho comprar ossos para lhes aproveitar a pouca carne...

Gi disse...

Fluzao, entrar na pagina de comentarios de outro blog para fazer publicidade do seu é chamado spam e nao é bonito. Agradeço que nao volte a fazer isso no meu blog.

Moura Aveirense disse...

Está em Chicago (my favorite city in the US)?!? Grrrr, que inveja!

Isa disse...

Muitos parabéns, xará de aniversário ;) bjo

Gi disse...

Não estava, Moura, e não conheço Chicago - ainda!

Ai a minha cabeça! Obrigada, Isa, espero que o teu tenha sido muito bom também. Desculpa o esquecimento, desculpas?

Ludmila Ciuffi disse...

Bem vinda, já estava com saudades...

Gi disse...

Obrigada, Ludmila, para breve o regresso aos posts :-)