segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Quem preside

Notícia do Diário de Notícias:

Eleições no Brasil
Dilma é a primeira 'presidenta' do Brasil: "Sim, a mulher pode"
por Susana Salvador Hoje
(...)

Presidenta foi o termo usado pela Srª Rousseff no seu discurso de vitória, e segundo o jornal Folha de S. Paulo, foi igualmente utilizado em comícios da campanha. O Folha cita a sua própria consultora de língua portuguesa para aceitar que as duas formas estão corretas, mas ainda assim informa que vai referir-se a Dilma Rousseff como presidente. Obrigada, Folha!

Espero que presidenta fique fora do acordo ortográfico. Ou já não há palavras uniformes, independentes do género? Ou o politicamente correcto ataca de novo sem temer o ridículo? Ou é simplesmente nisto que dá o esquecimento do latim como fundamento da língua portuguesa?

8 comentários:

ematejoca disse...

Quem começou com essa parvoíce de "PresidentA" foi a mulher de Saramago, a espanhola.
Agora tenho lido em inúmeros comentários a palavra "PresidentA".
É bom, encontrar na blogosfera, alguém que pense como eu. Obrigada!

Ludmila Ciuffi disse...

Sabe que o que "pega", para mim, é o eco da campanha de Obama. Talvez fosse momento da Michelle se candidatar...

Paulo disse...

Olha o que disse o nosso Presidento na sua página oficial.

Fernando Vasconcelos disse...

Podem existir efectivamente palavras invariáveis quanto ao género neste caso não sei se fará sentido a dita invariância ... também prefiro presidente mas não me choca especialmente "presidenta". Gostar não gosto ...

Gi disse...

Pois é, amigos, parece que presidenta está nos dicionários, pelo menos em alguns. Mas custa-me aceitar.

Ludmila, a Michelle Obama terá de esperar pelo menos até ao fim do segundo mandato do marido. Não esqueçamos contudo a força das candidaturas de Hilary Clinton e (para mal dos nossos pecados) Sarah Palin.

Paulo disse...

Soa-me a Português do Brasil, que talvez tenha sido adoptado pelo de cá com o tal acordo. Digo eu, não sei.
Lembro-me das dificuldades que houve em aceitar o termo primeira-ministra quando Pintasilgo o foi. Mas ministro é um substantivo masculino, que supõe o feminino ministra (continuo eu a dizer). Já presidente parece-me dispensar a variabilidade, a menos que passemos a usar presidento, e como dizia alguém há dias, agenta, pianisto, etc.
Em suma, não gosto.

Paulo disse...

Ui, a Palin parece ter ressuscitado das trevas com o Halloween e está aí em força.

Gi disse...

Paulo, concordo totalmente.