sábado, 18 de dezembro de 2010

Lá vai comboio

Notícia do Público:

Transportadora vai acabar com o serviço regional
Governo prepara desmembramento da CP que ficará reduzida ao longo curso
17.12.2010 - 09:37 Por Carlos Cipriano
A CP prepara-se para eliminar 450 quilómetros do serviço regional - o mais deficitário da empresa e onde já foram abatidos 144 quilómetros de linhas -, tornando-o residual em termos da sua área de operação.
(...)
Além das linhas onde o serviço regional será simplesmente suprimido, prevêem-se reduções do número de comboios nas linhas do Algarve, do Douro, do Oeste e do Minho.
(...)
Em 2009, o serviço regional da CP deu prejuízos de 56,6 milhões de euros, sobretudo nas linhas do interior, onde, muitas vezes, as automotoras circulam com menos de dez passageiros.(...)
Mas a fraca procura do serviço regional é também vítima da maneira como a própria CP está organizada (...). Uma viagem do Bombarral para Espinho implica que um passageiro tenha de apanhar cinco comboios, do Rossio para Leiria e do Pinhão para Viana do Castelo quatro comboios.
O tarifário é também desencorajador da procura porque resulta do somatório dos vários comboios que o passageiro apanhar numa só viagem.(...)
Com tarifas e horários desencontrados não surpreende, assim, que o serviço regional tenha pouca procura.
(...)


Uma boa peça jornalística, para variar. Mais uma vez é de lamentar que os nossos desgovernos se preocupem com vestidos de
festa (o TGV) e se esqueçam da roupinha de todos os dias. Quando não do banho.

3 comentários:

Paulo disse...

Sabes que eu sou em princípio pelo (ou melhor, por um) TGV. Mas é inacreditável o que se desinvestiu nas linhas de caminhos de ferro regionais nas últimas décadas. Seria interessante fazer um estudo comparativo das linhas que se aprendia de cor até aos anos '70 em relação com as que hoje ainda funcionam. As serras e os rios, melhor ou pior, ainda por cá andam.

Gi disse...

Não sabia. Mas posso dizer-te que também aplaudo um comboio de alta velocidade quando tivermos dinheiro para ele. Por enquanto, queria que houvesse mais e melhores dos outros.

Paulo disse...

Essa é que é a grande questão.