segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Tiro ao alvo

Notícia do Público (via O País do Burro):

Pórtico de portagem na Via do Infante incendiado e destruído a tiro
12.12.2011 - 14:19 Por Idálio Revez
O pórtico de cobranças de portagens de Boliqueime, na Via do Infante (A22) foi atingido esta madrugada a tiro de caçadeira e os equipamentos eléctricos foram incendiados.
(...)

Está aliás em toda a imprensa de hoje. Mas juro que não fui eu, apesar disto :-)

7 comentários:

mfc disse...

Só um?!
Que peninha!!!
(E olha que eu sou cá de cima...!)

Moura Aveirense disse...

Acho que o vandalismo e atitudes primárias são atitudes a condenar.

E, sim, eu até sou a favor das portagens nas auto-estradas...

João Afonso Machado disse...

Juro que não fui eu.
Estava no Norte (há testemunhas) e não atiro a alvos parados.

Gi disse...

Mfc, :-)

Moura, em princípio, eu não sou contra portagens nas auto-estradas, pelo contrário.
Mas sou contra:
mudar as regras no meio do jogo;
com essas mudanças prejudicar ainda mais o país e os contribuintes;
com a desculpa da bondade da tecnologia complicar ainda mais a vida das pessoas;
com essa desculpa favorecer alguns amigalhaços.
Isto porque havia um compromisso em relação às chamadas SCUT que foi rompido;
a renegociação desse compromisso resultou em contratos trancados e ruinosos para o Estado;
criou-se um sistema de portagens para o qual é obrigatório o uso de sistemas complicadíssimos, não havendo a hipótese de se pagar no momento em dinheiro ou cartão de crédito como é normal em todo o mundo;
este sistema só beneficia quem o inventou e pôs em prática - e possivelemnte quem recebe o dinheiro das multas, mas nem isso é certo.

João Afonso, e eu a pensar que tinha vindo à mourama especialmente para me fazer esse favor :-)

Gi disse...

Errata: leia-se possivelmente, claro.

Fernando Vasconcelos disse...

Eu pessoalmente acho que há casos e casos. A via do Infante numa parte do seu troço é mesmo uma via sem alternativa e que ainda por cima (posso estar enganado) é anterior às SCUTS em boa parte do mesmo. O que eu acho é que a aplicação da mesma regra (portagens em todas) é apenas uma desculpa para a não utilização da decisão politica de diferenciar os casos. E é esse medo de tomar decisões politicas, de escolher aquilo que faz sentido para a sociedade como um todo que está errado. Bem sei que todas as populações locais diriam que a sua auto-estrada é uma via sem alternativa mas para isso é que se podem fazer estudos de medição de tráfego. E nestes casos acredito na ciência e justeza dos mesmos. Aliás esta questão está na base do verdadeiro problema com que nos confrontamos e que é sermos capazes de pensar no bem estar de todos para além do nosso bem estar particular. Sermos capazes de defender o interesse geral e não aceitarmos um individualismo congregado apenas na sua vila, na sua organização profissional, nos seus interesses mais imediatos. sim sou geralmente a favor de portagens mas creio que na Via do Infante são totalmente despropositadas e essa decisão politica deveria ser tomada sem receio - e não sendo do Algarve nem beneficiaria disso e pago algumas "scuts" como a Crel e a auto-estrada de cascais com frequência ... O que é importante é que exista justiça no modelo e aplicar portagens em todo o lado não é justo ...

Gi disse...

Fernando, receio que no caso das SCUTS não se tenha considerado nada excepto a possibilidade de obter mais dinheiro directamente do bolso das pessoas.