sexta-feira, 18 de julho de 2008

Photomísseis

Uma foto terá sido difundida no dia 9 deste mês pela Agence France-Presse com origem na agência noticiosa oficial iraniana Sepha News, mostrando quatro mísseis acabadinhos de lançar.

Só que um dos mísseis (o segundo da direita) é na realidade um clone (mal) inserido com a ajuda do Photoshop ou algum programa semelhante. O site
Militaryphotos foi o primeiro a reparar no caso, que fez as delícias de muitos bloggers e envergonhou muitos jornais e afins.


Foto daqui

Já tenho comentado, por outras razões, as aldrabices que se podem fazer com programas de manipulação de gráficos. O blog PhotoshopDisasters, onde descobri esta história, mostra uma série de manipulações mal feitas que acabam por ser muito divertidas.

2 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

Pois. A minha profissão faz-me conviver com alguns artistas do photoshop e por vezes há brincadeiras bem divertidas ... Dizia-se que uma fotografia valia mais do que mil palavras mas isso era antes do photoshop :-) Agora até os pescadores têm vergonha das suas mentirazinhas nos cms a mais que colocavam no seu pescado ...

Gi disse...

Eu gostava de saber mexer no Photoshop para além das funções mais básicas mas até agora tenho achado as instruções complicadíssimas.
Se calhar foi só falta de empenho.