terça-feira, 14 de julho de 2009

Gripe A (H1N1)

Notícia do Observatório do Algarve:

Gripe A (H1N1)
Hospital de Faro entra na rede de unidades de referência
14-07-2009 17:36:00
O Hospital de Faro junta-se quarta-feira à rede de unidades de referência preparadas para receber doentes com Gripe A (H1N1) (...)
O anúncio de que o Hospital de Faro passará a integrar a rede de referência para a Gripe A surge no dia em que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve de não ter tido ainda a preocupação de afectar o número de enfermeiros necessários para fazer face a uma eventual pandemia (...)


Vamos por partes: pandemia já ela é, segundo a definição de pandemia da Organização Mundial de Saúde: uma epidemia que ocorre em todo o mundo ou numa vasta área atravessando fronteiras internacionais, e afectando um grande número de pessoas.

A preparação que o Hospital de Faro está a fazer para receber doentes com suspeita de gripe A(H1N1) parece ser reservar um dos Serviços de Medicina para os internar, e roubar aos outros Serviços camas para internar os doentes não engripados de Medicina.

Não vão ser precisos mais enfermeiros porque o número de doentes internados será o mesmo (talvez) mas haverá menos cirurgias programadas, sobretudo nas Especialidades como ORL, Oftalmologia, Cirurgia Plástica, que cedem proporcionalmente um maior número de camas.

Não se queixem, pois, se as listas de espera voltarem a aumentar.

Na minha opinião o pior disto tudo é a histeria em volta desta gripe. Não sei se o mesmo se passa noutros países, mas aqui o desgoverno parece apostado em acompanhar a hiperactividade mediática e acabar de destruir a economia nacional mandando internar os suspeitos e os doentes e obrigar à quarentena os familiares e companheiros de trabalho.
Enquanto as medidas gerais individiuais de prevenção deveriam ser publicitadas (protecção das vias aéreas, lavagem frequente das mãos, evitar o contacto próximo com doentes ou, se se está doente, com indivíduos sãos, eventual uso de máscaras cirúrgicas), o uso generalizado da quarentena para indivíduos assintomáticos parece-me que só irá servir para aumentar ainda mais a fragilidade das empresas que hoje em dia já empregam o mínimo indispensável de trabalhadores.

Se a gripe A(H1N1) ficar aí para o Inverno, vai ser bonito. Não pela doença em si, pois temos armas muito melhores para a tratar do que tínhamos no início do século XX, quando as gripes chegavam e arrasavam. O que será terrível será ver fechar escolas, restaurantes, fábricas, escritórios, centros comerciais, hoteis, salas de espectáculo. Fechar e falir.

Isto é deprimente. Ide lavar as mãos, ide.

2 comentários:

Morena disse...

O que escreves no último parágrafo é fundamental. Se cerca de 5 milhões de portugueses vão ser afectados, bem, também me vai calhar a mim, a não ser que eu tenha desenvolvido super-anticorpos a tudo o que é vírus. E parece-me sorte a mais. Está bem que passo Invernos sem uma constipação, mas não abusemos.
Estou a ver escolas às moscas, estou.

Isabela

Gi disse...

Provavelmente não serão 5 milhões de doentes, mas certamente 10 milhões de afectados por estas cenas dos isolamentos e das quarentenas.