sexta-feira, 24 de julho de 2009

Música para operários

Notícia do Observatório do Algarve:

Festa do Avante arranca com Gala de Ópera
24-07-2009 15:13:00
(...)
No plano cultural a Festa abre com a Grande Gala de Ópera, já prevista para a edição do ano anterior, mas que devido às condições meteorológicas adversas não se concretizou, e que, de acordo com Ruben de Carvalho, do PCP, ficará marcada "pela dimensão e complexidade da montagem" e pelo seu "programa exigente que abrange praticamente tudo".
(...)


Nunca fui a uma Festa do Avante e não tenciono ir. Julgava mesmo que o mais parecido tinha sido a minha única incursão pelos arraiais de Santo António no Castelo de S. Jorge, embora isso não tivesse tido componente político nem discursos de abertura e encerramento do secretário-geral do Partido Comunista Português.

Mas parece que me enganei. Uma Gala de Ópera que abrange praticamente tudo é obra. Ou ficção científica. Afinal a Festa deve ser uma espécie de convenção Star Trek.

8 comentários:

Mário R. Gonçalves disse...

Hei, nada de provocações! A festa do Avante pode ter dinossauros, mas não são galácticos nem inteligentes...

Gi disse...

Mário, :-)

Anónimo disse...

Ignorância e preconceito. Se nunca foram à Festa do Avante como podem largar bitaites dessa maneira? Digo-lhe já que essa ópera de que fala não é nenhuma novidade: recitais de música clássica e contemporânea, jazz de nível mundial, exposições de pintura e fotografia sempre fizeram parte do programa da Festa. Não digo que seja a melhor festa do mundo, mas em termos de variedade cultural é do melhor que temos por cá. Se conseguir aguentar as foices e os martelos vai ver que só lhe faz é bem.

Uma coisa é não ser comuna outra coisa é achar que eles comem mesmo criancinhas ao pequeno almoço.

Moura Aveirense disse...

Respeito todas as opiniões, ainda que discorde de alguns pontos... aqui devo dizer que concordo com o Egosciente, a Festa do Avante já tem tido música clássica em muitas das suas edições. E variedade cultural não lhe falta.

Já agora, Mário, há muitas pessoas inteligentes por lá.

Bom início de semana, Moura Aveirense

Joao Quaresma disse...

Não dúvida que de há uns tempos para cá que PCP anda muito mais endinheirado. Depois das kwanzas, é o regresso dos rublos.

Gi disse...

Egosciente, Moura, não duvido que na Festa do Avante já tenha havido música clássica (embora esta gala, aparentemente, já tivesse sido programada para o ano passado e depois cancelada), e nem sequer teria aludido a isto se não fosse a presunção de que seria um programa exigente que abrange praticamente tudo quando na verdade são os mesmos números mais que conhecidos - Verdi, Puccini, um cheirinho a Mozart.

JQ, a lei do financiamento dos partidos terá alguma coisa a ver?

Anónimo disse...

Gi, correcção: Verdi, Puccini, Mozart, Gershwin, Bizet e Rossini. Não que eu esteja muito dentro destas coisas de musica operária, mas já me parece uma boa amostra de compositores, não?

JQ, sim, realmente o PCP é dos mais endinheirados... Até têm quotas da Mota Engil e da SONAE.

Gi disse...

Egosciente, para quem queria abranger praticamente tudo, falta por exemplo toda a ópera barroca.