domingo, 27 de novembro de 2011

Merida

Para quem não se cansa de admirar o que nos ficou da antiguidade romana, Mérida aqui tão perto é visita obrigatória. Foi fundada no tempo de Augusto para instalar os veteranos de duas legiões, a V Alauda que tinha sido inicialmente recrutada por César na Gália Cisalpina e a X Gemina, herdeira de outra legião cesariana, a X Equestris.




(Merida, Novembro 2011)
Mérida orgulha-se principalmente do seu teatro, onde no Verão há um festival de teatro clássico a que um dia espero ir.


Para além do teatro, um anfiteatro, um templo de Diana, uma ponte, que sei eu? coisas que davam para pôr no mapa turístico-cultural várias cidades. O museu nacional de arte romana é interessante pela sua colecção, que inclui restos arquitectónicos e esculturas (a cabeça de Augusto, no início do post), excelentes mosaicos, pinturas e objectos de uso quotidiano, mas mais interessante ainda pela sua arquitectura, reminiscente das grandes basílicas de Roma.


Quanto à moderna ponte Lusitania, desenhada pelo inefável Calatrava, não tem nada que ver com Portugal mas com os nossos antepassados comuns.

5 comentários:

Joao Quaresma disse...

A maior parte do tempo não nos apercebemos da sorte que temos em ter como vizinho um país culturalmente rico como é Espanha. Basta pegarmos no carro e faz-se uma boa viagem, vendo coisas interessantes e a preços moderados.

Paulo disse...

Pena que a cidade em si não seja propriamente bonita.

O que recordo dela: o Teatro e a "Norma" que lá ouvi (do verbo ouver, claro), o museu, a ponte, o mal que comemos, o calor infernal, os milhões de osgas que cobriam as paredes das casas à noite, também elas afogueadas. Claro que gostei muito de ter ido lá.

João Afonso Machado disse...

Tenho uma enorme colecção de postais ilustrados das ruinas de Merida com mais de 40 anos. Gostava de saber se arqueológicamente houve progressos de então para cá... Irei a Merida.

Gi disse...

JQ, é verdade. E não são precisas férias muito compridas, um fim-de-semana prolongado já permite coisas interessantes.

Paulo, tens razão, também achei o resto da cidade feia. E sabes? achei que comi muito pior na Extremadura que na Andaluzia.

João Afonso, o museu é recente, e penso que há mais casas escavadas, mas vá e depois conte-me, gostava de saber.

mfc disse...

Já lá fui duas vezes e gostei aqui de a revisitar contigo.