quarta-feira, 4 de julho de 2007

Assur ledaber lashon harah

A Internet tem esta coisa: quando se começa a procurar, acaba por se encontrar. Eu já passei muito tempo em sites onde encontrei pequenas tribos com os mesmos interesses. Nas últimas semanas tenho andado a [navegar? surfar?] passear pelos blogs lusitanos e tenho sido levada a paragens de que não suspeitava mas que vêm ao encontro das minhas questões.

Do blog O Cachimbo de Magritte passei para Keren Malki, um site e uma fundação criados em memória duma jovem israelita, Malka Chana Roth, que morreu aos quinze anos num atentado bombista que vitimou mais quatorze pessoas e feriu 130 num restaurante em Jerusalém em Agosto de 2001.

O que me tocou foi a frase que Malki escrevera no seu telemóvel: em hebreu, o correspondente a "Não se deve falar mal dos outros". O que me aborreceu foi que, depois de ler vários textos no site e ver várias fotos, cheguei à questão crucial: o que a Fundação acha que podemos fazer de construtivo.

"Um acto de chesed", ou seja, de caridade, de generosidade desinteressada. Ou não. Porque "O que se compadece dos pobre empresta o seu dinheiro ao Senhor, e este lhe tornará com juros o que ele lhe tiver emprestado" (Provérbios, 19:17). Por isso, que tal uma doaçãozinha dedutível nos impostos?

Tudo bem. Eu volto aos blogs lusitanos. E encontro, no Arrastão (um blog descaradamente bloquista), o seguinte

Está bem. Sejamos modestos. Fiquemos em casa.

Sem comentários: