sexta-feira, 20 de julho de 2007

No cume do K2


Notícia do Público:

Segunda montanha mais alta do mundo
João Garcia no cume do K2
20.07.2007 - 14h18 Luís Francisco

O alpinista português João Garcia já alcançou o cume do K2 (8611m), a segunda montanha mais alta do mundo, integrado num grupo numeroso de montanhistas de vários países que uniram esforços na recta final da subida.

O jornalista Aurélio Faria tem acompanhado no campo base esta expedição ao cume do K2, a segunda montanha mais alta do mundo, com 8611m de altura, situada no Paquistão.

Para quem não saiba, o João Garcia, o primeiro português a chegar ao cume do Everest, onde perdeu pelo frio as extremidades dos dedos, o nariz e o seu amigo e companheiro de escalada Pascal Debrouwer, tem o projecto de escalar as quatorze montanhas com mais de oito mil metros do planeta, e com o sucesso do K2, hoje pelas 16h00 locais, já vai no nono cume. Suspeito que acumula com este o projecto de escalar a montanha mais alta de cada continente.

Tenho uma grande simpatia e admiração por este homem corajoso e determinado, em cuja cirurgia reparadora participei um bocadinho, e fico muito contente quando ele consegue mais uma vitória, que, como ele próprio diz, "não é atingir o cume, mas regressar cá abaixo são e salvo".

Parabéns João!

Sem comentários: