Há ou não há alterações climáticas devidas à actividade humana? As emissões de gases industriais têm ou não têm significado? Se não estávamos cá quando o planeta saltou de glaciação em glaciação, o facto de cá estarmos agora mudará alguma coisa?
Sem ser uma adepta das teorias de conspiração, confesso que receio a manipulação de notícias a que somos sujeitos a cada passo. A velha pergunta de Cícero, cui bono?, flutua diante de mim a cada alerta sobre a gripe das aves, sobre a deflorestação da Amazónia ou sobre os alimentos transgénicos.
Não duvido que os USA tenham chegado à Lua, mas dez mortos por infecção entre mil e duzentos milhões de chineses não têm existência estatística. Com isto quero dizer que não sou céptica por sistema e que acho que a globalização da informação é uma coisa fantástica e o desaparecimento das culturas específicas uma perda terrível.
Tudo isto a propósito do site Real Climate onde são debatidos desde há três anos argumentos sobre o aquecimento global. A visitar com uma bebida bem fresca ao lado do monitor.
Sem comentários:
Enviar um comentário