domingo, 22 de julho de 2007

Os pedarii já têm escribas!

Notícia do Expresso (21/07/07, edição em papel, primeiro caderno, pg.11):

Reforma do Parlamento em marcha

A reforma do Parlamento aprovada esta semana pela AR aponta para o reforço das condições do exercício do mandato de deputado. Entre os documentos aprovados, da autoria de António José Seguro, figura a atribuição, a cada parlamentar, de um gabinete, assistente, caixa de correio dedicada e página individual (...) Para o democrata-cristão Pedro Mota Soares, a criação de 230 assessores "constitui um acréscimo de custos para o Parlamento que não faz sentido num momento em que se pedem sacrifícios aos portugueses". Seguro não concorda: "A eficiência não se obtém a custo zero", sustenta, explicando que os assessores entrarão por fases (...)

Ou seja, na verdadeira democracia até os pedarii tem escribas... como se se lhes exigisse mais eficiência do que um simples voto segundo as indicações do partido.

Nota: pedarii (lat. pes = pé) eram o senadores que em Roma não tinham categoria para falar mas podiam votar. As votações eram feitas, como ainda hoje em Inglaterra, por divisão da sala: quem votava sim encaminhava-se para o lado direito; quem votava não, para o esquerdo.

Sem comentários: