segunda-feira, 21 de julho de 2008

Leonard Cohen

Não vi ninguém com menos de 25 anos, mas quem estava curtiu. Leonard Cohen falou connosco através das suas canções, desfiando algumas especialmente para nós, percebendo que nós o percebíamos, aceitando o nosso afecto e retribuindo-o. Thank you, Friends, foi a fórmula que repetiu inúmeras vezes, de chapéu na mão, como se fosse toda nossa a generosidade de o ouvir, e não também dele a de nos encantar. A voz está mais bonita do que aos trinta anos, a figura mais frágil.

Conhecíamos os poemas e as melodias. Cantámos com ele desde Dance me to the end of Love até Closing Time e para além desta. Não arredámos pé no intervalo, ou apenas mudámos de sítio para procurar novas fotos. Aplaudimos, dançámos, gritámos, assobiámos.

Ele apresentou-nos os músicos, alguns dos quais já são seus companheiros há muitos anos, repetiu os nomes uma e outra vez para que os guardássemos com o carinho que ele lhes tem. Não posso deixar de ser crítica - nunca gostei dos coros que o acompanham, e continuo a não gostar, por muito que ele lhes chame sublimes. Mas é igual: there is a crack in everything, como ele próprio canta*. E isto é música pop.



(Passeio Marítimo de Algés, Julho 2008)

O som esteve impecável, o que não deve ser fácil dada a predominância dos graves. Não havia écrans gigantes. Estive 3 horas de pé. Os telemóveis, entre eles diversos i-phones, fotografavam loucamente. Comi uma fartura.

Tive pena de não conhecer a Io e a MJ, que também lá estiveram.


*Forget your perfect offering/ There is a crack in everything/ That's how the light gets in - um dos conceitos mais bonitos que já ouvi, sintetizado em três versos (Anthem).

6 comentários:

Xantipa disse...

Uma amiga (de 27 an0s, pois...) diz que o «encore» teve umas 7 canções! Que foram 3h de concerto extraordinário.
Eu sabia que seria, mas não podia ir... Como lamento!
Beijinhos

Gi disse...

A tua amiga informou-te correctamente. Tenho pena que não tenhas podido ir...

Maria disse...

Gi, estou de férias e acredita que me lembro todos os dias daquela noite!

Gi disse...

Acredito, MJ, acredito :-)
Boas férias!

Paulo disse...

Pronto, Gi. Já cá cheguei.

Gi disse...

LOL, Paulo. Quando se chega de um passeio, anda-se depois a passear pelos blogs amigos :-)