terça-feira, 17 de novembro de 2009

Os banhos romanos de Bath

Alguns historiadores contemporâneos* têm sugerido que o hábito dos antigos romanos tomarem banho em piscinas comuns seria, ao contrário do que parece natural e os próprios romanos acreditavam, uma terrível falta de higiene e a melhor maneira de se propagarem doenças. Isto porque acham que a água não era tratada nem renovada e que, não tendo os antigos conhecimento científico da causa das doenças e do processo de contágio, sãos e doentes se banhavam na mesma água. Conhecendo a sofisticação daquela cultura, confesso que duvido que as coisas se passassem assim.


Pelo menos nos banhos de Aquae Sulis a água era renovada: há na grande piscina pontos de entrada e de saída para a água que jorra da fonte termal. E se agora não podemos lá tomar banho, podemos apreciar a qualidade da construção, a serenidade e a beleza do local, e até a oportunidade de partilhar impressões com um simpático peregrino.

(Roman Baths, Bath, Novembro 2009)



* Garrett G. Fagan, Bathing in Public in the Roman World, Michigan, 2002; Mary Beard, Pompeii, Londres, 2009

3 comentários:

Paulo disse...

Hei-de voltar a Bath. Apesar de a água dos Banhos não ser muito apetecível, senti uma vontade enorme de mergulhar nelas.

Anos mais tarde, o Gellért trouxe-me à memória os Banhos Romanos de Bath.

Gi disse...

Paulo, já me tinham falado dos spas húngaros, mas nunca experimentei.

Em Bath há agora as Thermae Bath Spa que são muito apetitosas (e também não experimentei).

Paulo disse...

Parecem-me bem.