sexta-feira, 19 de março de 2010

O PEC

Notícia do Público:

Descida do rating português é o cenário mais provável
PEC não muda a opinião da Moodys sobre Portugal
19.03.2010 - 07:29 Por Sérgio Aníbal
O Programa de Estabilidade e Crescimento apresentado pelo Governo esta semana não foi suficiente para mudar a opinião da Moody"s, uma das três grandes agências internacionais de notação do risco de crédito, mantendo-se a descida do rating português como o cenário mais provável.
(...)
Para mudar esta opinião, aquilo que o analista da Moody"s pede nesta fase é "mais detalhes sobre a forma como o Governo pretende atingir os objectivos que traçou". Ainda assim, permanecem muitas dúvidas quanto ao realismo das projecções governamentais. "As autoridades estão a assumir que as receitas vão recuperar fortemente depois da queda repentina do ano passado. Em teoria, é possível, mas não é provável, uma vez que as perspectivas de crescimento são bastante modestas", afirma Anthony Thomas.
(...)


Abraham Lincoln bem terá dito que se pode enganar algumas pessoas todo o tempo e todas as pessoas algum tempo, mas não se pode enganar todas as pessoas o tempo todo.

Outro assunto: porque usará o Público aspas em vez de apóstrofos?

2 comentários:

Alvaro Santos Pereira disse...

Gi,
O PEC não muda a opinião da Moody's porque, simplesmente, adia um verdadeiro controlo da despesa pública de carácter estrutural. Este PEC adia a resolução dos problemas, mas não resolve nada.

Alvaro

Gi disse...

Álvaro, welcome back. Pois é, o PEC vai dificultar ainda mais a vida às pessoas sem resolver problema nenhum. Mas alguns jornais vão dizendo que lá fora o PEC está a ser bem recebido.