quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dar a volta

Notícia do i:

Crédito ao consumo cai quase 23%, afectado pela venda de automóveis
por Tiago Guerreiro da Silva, Publicado em 17 de Novembro de 2009
Os portugueses estão a consumir menos crédito. A concessão de empréstimos voltou a cair no trimestre
(...)
A redução da venda de automóveis e uma maior restrição do consumo, por parte dos portugueses, são apontadas como as principais razões para a queda. "Com a diminuição de quase 40% da venda de automóveis", o recurso ao crédito também caiu, explicou Susana Albuquerque, secretária-geral da ASFAC, ao i.
(...)
"Por outro lado, a diminuição da procura de móveis, bem como do consumo de viagens e produtos de estética" também contribuiu para uma menor procura de crédito, adiantou a responsável da ASFAC. O crédito para a aquisição de artigos para o lar caiu 27%, enquanto o crédito pessoal diminuiu 55%.
(...)

Curioso como se dá a volta aos factos. Não creio que seja porque os portugueses compram menos que recorrem menos ao crédito: conhecendo os seus hábitos de consumo, parece evidente que é porque o crédito lhes é negado (e é, porque as instituições de crédito têm hoje regras mais apertadas) que compram menos.

Este tipo de raciocínio ao contrário é o que levou à alta indignação quanto às "escutas ao primeiro-ministro": não era ele que estava a ser escutado, mas pondo as coisas neste pé vai-se conseguir inutilizar as ditas escutas e ilibar o seu alvo, o amigo Vara.

2 comentários:

Goldfish disse...

É triste. Mas, mais do que pena pela distorção mediática, tenho pena pelo descrédito total da Justiça...

Gi disse...

Também eu, Goldfish.