quinta-feira, 25 de março de 2010

Os velhos

Ainda o editorial do Diário de Notícias:

Os seniores são o futuro?
A Europa está a transformar-se num continente de velhos e em alguns países já nascem menos pessoas do que aquelas que morrem. Foi o que aconteceu com Portugal em 2007 e 2008.(...)
Os governantes já despertaram há muito para a situação, até porque a sustentabilidade da Segurança Social passa por haver população activa suficiente para garantir as reformas dos mais velhos. E por isso tanto debate sobre o aumento da idade da reforma. Mas, se o envelhecimento da população é um desafio para os governos, é também uma oportunidade para muitas empresas. Essa faixa etária tem necessidades específicas, sobretudo ao nível da saúde e do conforto. E nos próximos anos, em Portugal, teremos entre os idosos um razoável número de pessoas com um rendimento apreciável e hábitos de consumo enraizados. (...)


E se nos entendêssemos? Afinal os velhos ficam ou não sem reformas? É que se a Segurança Social não é sustentável não vai haver rendimento apreciável que aguente quaisquer hábitos de consumo enraizados.
É aproveitar, suponho, enquanto não somos obrigados a desenraizar.

7 comentários:

Paulo disse...

Muito bem pensado.

Rachelet disse...

"E nos próximos anos, em Portugal, teremos entre os idosos um razoável número de pessoas com um rendimento apreciável..."

Não consigo parar de rir!
Esta é certamente a piada da semana!

Gi disse...

Paulo, :-|

Rachelet, o pior é que os velhos vamos ser nós (eu sei que estás bastante mais longe, mas lá chegarás)

Rachelet disse...

Quanto mais longe, mais aflitivo. Na minha idade a malta não está a procriar por aí além para daqui a 35 anos poder ter reforma.

Gi disse...

Procriar hoje em dia tem de ser bem equacionado e nada garante que a prole cumpra a sua obrigação.

Joao Quaresma disse...

Gi: ...Sobretudo porque com as dívidas que lhes estamos a deixar, as nossas reformas ainda poderão ser desviadas para as pagar.

Gi disse...

JQ, as nossas e as deles...