domingo, 12 de abril de 2009

A fome de uns e de outros

Soube ontem pelo blog O Mundo Perfeito e pela edição impressa do Jornal de Notícias (pode ler-se a mesma história no Sol, no Destak, e na TVi24) que o Banco Alimentar contra a Fome exigiu que o Banco Alimentar Animal mudasse de nome para que não houvesse confusão entre as duas organizações, «porque poderá ofender os milhares de dadores e voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome (...) criando ainda a ideia de que a contribuição e ajuda das pessoas mais carenciadas [sic] se poderá equiparar ao apoio a animais, o que não é aceitável»

O que não é aceitável é continuar a fazer-se crer que a solidariedade para com as pessoas é incompatível com a solidariedade para com os animais, e que ajudar uns impede que se ajude as outras, ou vice-versa.

Mas o Banco Alimentar contra a Fome, cujos advogados são Tomás Vaz Pinto e Vasco Stilwell d’Andrade, é especial, tem uma consciência moral tão exigente que pode até recusar duas toneladas de alimentos por serem angariadas por um partido político...

O Banco Alimentar Animal, que não se pode dar ao luxo de entrar num processo criminal, cedeu e chama-se agora Projecto de Ajuda Alimentar Animal. Nos dias 17, 18 e 19 de Abril estará no Continente de Loulé a aceitar comida e outros materiais* para entregar a associações do Algarve e resto do País.

*Ração seca e húmida para cão/gato, trinca de arroz
Medicamentos veterinários e outros
Desparasitantes (pó, líquido, pastilha, shampoo, coleira)
Casotas, abrigos, comedouros/bebedouros
Mantas, cobertores, telas, tapetes
Biscoitos, ossos, trelas, coleiras, escovas, etc.

6 comentários:

Moura Aveirense disse...

Que tristeza... O Banco Alimentar contra a fome deveria era preocupar-se em fazer chegar a comida a quem REALMENTE precisa e deixar de encher páginas de jornais e tempo de antena a pedir mudanças de nomes...

Gi disse...

Bem, sejamos justos: o Banco Alimentar contra a Fome limitou-se a mandar um e-mail ameaçador, foi o Projecto de Ajuda Alimentar Animal que espalhou a notícia, mas tinha mesmo de o fazer para informar as pessoas da alteração e da razão para a mesma.

su disse...

Sim confirmo que o BACF se limitou a enviar um email através dos seus advogados com o conteúdo que já foi divulgado, ameaçador portanto.Nunca tentaram contactar antes, nem depois, até ao presente dia.
De qualquer das formas foram voluntários e apoiantes do banco alimentar animal que divulgaram a situação, a direcção do BAA, agora Ajuda Alimentar Animal, apenas enviou email a avisar do sucedido aos voluntários e pontos de recolha de ajudas e postou aviso no seu blog.
A divulgação foi por emails, depois blogs e em nome individual das pessoas que opinaram.
Foi o Banco alimentar contra a fome que gerou esta situação. O Banco alimentar ANIMAL acatou a situação para não perder tempo com mesquinhices e porque não tem euros para se defender legalmente. Mas não deixou de se defender e divulgar para que a população portuguesa saiba a índole desta situação.
O BANCO ALIMENTAR ANIMAL é, desde o dia 8 de Abril de 2009, o projecto de AJUDA ALIMENTAR ANIMAL com novo link de blog, que nem sequer de um site se trata e novos emails assim como novo Logotipo.
A confusão para as pessoas que queiram ajudar pessoas é uma falácia! Quem quer ajudar animais vai oferecer latas de comida humida para cão/gato ou sacas de ração seca!!!!! Onde está o prejuízo para o BACF??? alguém vai oferecer isto a pessoas? Então, mesmo que alguém se dirigisse ao banco alimentar contra a fome com ração porque queria ajudar uma associação de animais, digam-me, onde está o prejuízo para o banco alimentar para pessoas? Não era mais digno estes encaminharem a pessoa para o Banco Alimentar Animal??
A intenção da pessoa seria ajudar animais, de qualquer das formas!
Isto é mesquinhez, inveja e falta de solidariedade, falta visão geral do problema em Portugal! Muita da fome dos animais de companhia tem por detrás historias de fome humana. Esta situação é ainda mais insultuosa quando pensamos neste prisma e, ao invés desta atitude, o BACF devia era ter apoiado a iniciativa de ajuda alimentar animal, pois muitos dos que recorrem a esta ajuda certamente têm amigos de 4 patas que também passam fome.
Eu já dei ração a sem abrigos que alimentam os gatos da zona em que dormem...já castrei a cadela de um sem abrigo pois este dizia-me a chorar que ela era a sua única companhia.
Este assunto é bem mais abrangente e os senhores do BACF só ouviram o seus egos sem saber avaliar a questão.
Os egos falaram mais alto no BACF...

Gi disse...

Claro que não havia confusão possível, Su. O que me ofende é o BACF ver problema numa "equiparação" das ajudas. Que achem que alguém se estava a aproveitar duma ideia deles (o "banco") é possível, embora seja apenas, como diz a Su, uma questão de ego. Mas que os doadores e voluntários se ofendam! Ninguém confunde pessoas com animais, mas a compaixão é abrangente.

Van Dog disse...

Ganham os animais (não contra os humanos, mas sim contra egos inchados...). Não tenho dúvida. E ainda bem.
Força, AAA!

Gi disse...

Tens razão, VD. Espero poder ir a Loulé dar-lhes uma ajuda e uma força.