quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dia da Espiga

O dia da Espiga é uma festa tradicional algarvia, e julgo que também alentejana. Lembro-me de ter ido uma vez em criança, com as criadas, colher a Espiga, que afinal é um ramo composto por espigas de trigo, papoilas, malmequeres, e, segundo a Wikipédia porque eu já não me lembro, folhas de oliveira, de alecrim e de videira.
Este conjunto, com o seu significado óbvio de fertilidade, deve ser pendurado na porta da casa para a proteger até ao ano seguinte.

No Algarve ainda não é difícil encontrar os componentes da Espiga, mas naquela altura fiquei com a sensação de termos andado imenso à procura, sob um intenso calor, e o regresso fez-se à boleia, o que desagradou ao meu pai, sempre discretamente preocupado com a segurança (num recinto público com muita gente uma das primeiras coisas que fazia era procurar localizar as saídas de emergência).

Como de costume a miscigenação entre o cristianismo e as práticas pagãs encontra-se no dia da Espiga, que coincide com a festa móvel cristã da quinta feira da Ascensão. Anteriormente estas celebrações relacionavam-se com o calendário lunar e as estações do ano e, se tivermos o cuidado de reparar, as festas cristãs ainda se podem reportar a esta calendarização.

7 comentários:

juliana disse...

Gi,

Aqui no Ribatejo também se usa o dia da espiga.
Faz-se um ramo e deixa-se atrás da porta da despensa dos celeiros, para aver abund^ncia de pão durante o ano.

juliana disse...

errata:

abundância e haver

Gi disse...

Não sabia, Juliana, só conhecia aqui na mourama, mas como ritual de fertilidade é capaz de haver semelhante em mais regiões.

Isa disse...

Lembro-me bem de celebrar o dia da espiga. Não tinhamos aulas e íamos precisamente para um sítio qq apanhar espigas. era tipo viagem de estudo :) adorava, era bem miúda, nem sei que idade tinha mas foi na primária com certeza :) Em Lisboa :D bjo

Gi disse...

Isa, nunca imaginei que também se gozasse o dia da Espiga em Lisboa, mas afinal em Lisboa há gente de todo o lado, não é? Por isso influências várias. Bj para ti.

Goldfish disse...

Mesmo as pessoas de Lisboa celebravam a espiga. A minha mãe ainda ia apanhar, já eu sempre me lembro antes de as ver à venda. E quase todas as celebrações cristãs encontram paralelismo no calendário lunar, assim como as de outras religiões ao longo dos séculos. Se o povo já está habituado a algo, o melhor é nem mexer. E pensam todos assim!

Gi disse...

Goldfish, parece que sim, que era um dia muito popular também noutras regiões, um amigo diz-me que na zona de Castelo Branco também se celebrava.