terça-feira, 25 de maio de 2010

Sair do euro

Notícia do Jornal de Negócios:

Economia Publicado 25 Maio 2010 00:01
"A economia tem sido destruída pelo euro"
A estagnação da economia é, em parte, consequência da força da moeda única, afirma, em entrevista, João Ferreira do Amaral. A saída temporária do euro ou mecanismos de protecção dentro dele são soluções apontadas para adaptar a economia portuguesa. (...)

Os economistas às vezes dizem cada coisa... Saída temporária, que será? Faz lembrar aquelas separações temporárias de casais, nas quais só um dos parceiros acredita.

De qualquer maneira, talvez tenha havido uma altura boa para Portugal sair do euro, mas não me parece que seja agora. Apesar de os economistas já estarem de acordo no pouco senso que faz uma economia fraca como a nossa ter a mesma moeda que uma economia como a alemã, sair agora, com a reputação que o país adquiriu, iria levar a uma desvalorização da nossa moeda muito para além do que o escudo valia quando aderimos.

Assim sendo, a nossa famosa dívida alcançaria valores monstruosos que nunca poderíamos pagar. Por isso, ou saímos todos ou é melhor não sair nenhum.

5 comentários:

Alvaro Santos Pereira disse...

OLá Gi,

Sair do euro nesta altura seria um verdadeiro desastre. Como disse recentemente António Sousa, ex-governador do Banco de Portugal, wsair do euro agora seria meio ccaminho andado para dezenas de mmilhares famílias e muitas empresas iirem à falência (por causa da dívida que a Gi refere).
Por isso, só nos resta adaptar e tornarmo-nos mais competitivos dentro do euro.

Alvaro

Gi disse...

Álvaro, esse deve ser o caminho, e não vale a pena chorarmos por não podermos desvalorizar a moeda, que é mais fácil temporariamente mas não resolve a questão estrutural.
Estou certa, não estou?

Alvaro Santos Pereira disse...

Sim, está certa, Gi.
Short-run pain for long-term gain, como se diz no mundo anglo saxónico. Claro que se a dor de curto prazo foi em demasia, não será de todo inimaginável que haja muito boa gente que se esqueça dos ganhos de longo prazo

Alvaro

Fernando Vasconcelos disse...

Claro. Obviamente faz sentido existir o euro e faz sentido Portugal fazer parte. A questão é que uma zona económica única assusta muita gente e em particular aqueles que governam o mundo pelo poder da sua economia não querem que a(s) sua(s) moedas sejam vistas ... bem como o Escudo era antes (e estou a falar da Libra e do Dólar). Não nos iludamos. Todas estas questões referentes às economias de Portugal, Espanha e mesmo Grécia não passam de manobras especulativas manipuladas por aqueles que têm interesse em destruir o euro e sobretudo recuperar os bens perdidos pela sua sede de riqueza imediata. Não nos esqueçamos que são os mercados "livres" e liberais e os supostos economistas e especialistas financeiros que nos colocaram em primeiro lugar nesta grande embrulhada. E isto tudo é independente dos problemas reais da nossa economia que também existem e que são como diz estruturais e que não se resolvem através de instrumentos de desvalorização monetária ou outros equivalentes.

Gi disse...

Fernando, não tenho nada a certeza disso. Portugal entrou no euro numa altura de entusiasmo, esperança, e se calhar alguma ingenuidade. Na época parecia haver dinheiro e energia. Na mesma época, outros países (a Suécia, a Dinamarca, para nem falar do Reino Unido sempre preocupado com a sua soberania) recusaram o euro embora estivessem na UE.

Hoje sair do euro seria desastroso para nós, mas não sei se faz sentido estarmos dentro. E não sei se teremos escolha: na Alemanha parece haver uma forte corrente contra as ajudas aos PIIGS, e que é melhor não ignorarmos.

E se a Alemanha resolver sair do euro?
Eu conheci um casal que resolveu sair de casa já que os filhos nunca mais o faziam...