sexta-feira, 14 de novembro de 2008

The age of consent

Notícia do Expresso:

Britânica quer morrer "com dignidade"
Adolescente conquista direito à eutanásia

Hannah Jones, 13 anos, conseguiu que a sua vontade fosse aceite: recusa submeter-se a um transplante de coração, a única hipótese para continuar a viver. A história está a comover a Inglaterra.
Maria Luiza Rolim
22:10 Terça-feira, 11 de Nov de 2008

(...)
No início, o Herefordshire Primary Care Trust quis obrigar a menina britânica a submeter-se à cirurgia e em Fevereiro levou o caso para o Supremo Tribunal de Justiça do Reino Unido.
Hanna ganhou o direito de morrer depois de ter sido entrevistada por um assistente social, que confirmou que a menina estava mesmo segura na sua decisão de morrer com dignidade".
Os pais de Hannah apoiam-na. (...) Entrevistados pelo jornal 'Daily Telegraph', dizem que é óbvio que desejaria ter a filha com eles por muito mais tempo, mas entendem que devem respeitar a sua vontade.


Isto é muito complicado. Não tenho ideia do que faria se fosse mãe desta criança ou médica dela, ou juíza do Supremo. Parece que a garota é capaz para decidir morrer, que é uma coisa que muito poucos adultos são capazes de decidir. No entanto se a mesma garota tivesse relações sexuais (sei lá, para experimentar antes de morrer?) com um adulto, este seria condenado por pedofilia e ela definida como menor e incapaz.

Onde está, afinal, o patamar do consentimento?

Sem comentários: