quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Onde é que já ouvi isto?

Notícia do Público (e do Expresso):

Programa vale 1,5 por cento do PIB da União Europeia
Comissão Europeia propõe estímulos fiscais de 200 mil milhões de euros
26.11.2008 - 12h19
Por Reuters

O programa de estímulo fiscal apoia o sector automóvel em cinco mil milhões de euros
A Comissão Europeia aprovou hoje uma proposta de estímulos fiscais, avaliada em 200 mil milhões de euros, para reanimar as economias da União Europeia, que na sua maioria estarão em recessão no próximo ano.
(...)
Tal como já fez o Reino Unido, o presidente da Comissão Europeia sugeriu a baixa temporária do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e de incentivos fiscais dirigidos aos consumidores e a sectores económicos mais vulneráveis ao actual período de recessão económica.
(...)
Para Durão Barroso, o pacote de medidas hoje proposto "é a melhor forma de devolver a confiança aos cidadãos" e "protegê-los", recolocando a Europa "no trilho do crescimento e emprego".



Não foi este homem que em 2002 prometia em campanha eleitoral baixar os impostos sobre quem vive do seu salário e sobre as empresas que investem porque [s]ó assim Portugal poderá ganhar a batalha da competitividade?

E não foi este homem que meses depois, ao ganhar as eleições, subiu o IVA de 17 para 19% (um aumento de quase 12%)?

Tenhamos medo. Tenhamos muito medo.


NB: A proposta da Comissão Barroso está aqui. O sr. Sousa apoia e aplaude! Mas parece só ter lido o que lhe convinha (surprise, surprise!)

Sem comentários: