quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Liberdade para os melões

Notícia do Público:

Documento já foi votado pelos Estados-membros da UE
Propostas da Comissão sobre legumes e frutas entrarão em vigor em Julho
12.11.2008 - 13h59
Por PÚBLICO

A proposta da Comissão Europeia que deixa cair a obrigação de calibragem de 26 frutas e legumes, passando a ser autorizada a venda de produtos “deformados”, foi votada hoje pelos Estados-membros da União Europeia e deverá entrar em vigor a 1 de Julho de 2009.
(...)
A eliminação das normas de comercialização para 26 produtos hortofrutícolas, relativamente ao tamanho e forma, pretende simplificar as regras da União Europeia e reduzir a burocracia. Dizem, então, respeito a damascos, alcachofras, espargos, beringelas, abacates, feijões, couves-de-bruxelas, cenouras, couves flores, cerejas, aboborinhas (courgettes), pepinos, cogumelos de cultura, alhos, avelãs com casca, couves-repolhos, alhos franceses, melões, cebolas, ervilhas, ameixas, aipo de folhas, espinafres, nozes comuns com casca, melões e chicórias whitloof.
No entanto, vão manter-se as normas relativas a dez tipos de hortofrutícolas: maçãs, citrinos, kiwis, alfaces, pêssegos e nectarinas, peras, morangos, pimentos doces, uvas de mesa e tomates. Mas os Estados-membros poderão comerciar aqueles que não cumprirem as regras desde que sejam rotulados como forma de os distinguir.
(...)


Ainda bem que por uma vez se acaba com regulamentação excessiva. Mas poderá alguém explicar-me quais os critérios pelos quais os damascos e as ameixas têm tratamento diferente das maçãs e dos pêssegos?

2 comentários:

Van Dog disse...

É verdade. Deixem os humanos que compram escolher, não escolham por eles!!

Gi disse...

Claro, VD! Já basta os cães terem de comer o que lhes dão ;-)